Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Lubi e Pasteur a caminho da fábrica

Escola Básica de Castro Daire (Castro Daire)

Autores (alunos):
Miguel Oliveira, Iara Stewart, e Oliver Carneiro (8º ano)

Memória descritiva:

Na construção da Banda Desenhada, no âmbito do Concurso LUBI BD estiveram envolvidos apenas os alunos do oitavo ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, uma vez que o tema, resíduos, faz parte dos conteúdos programáticos do referido ano. A elaboração da referida Banda Desenhada envolveu cinco etapas:

1ª Etapa: DIVULGAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO - esta etapa foi feita numa primeira fase junto dos diretores de turma, tendo sido elaborado e entregue um documento para o efeito que relatava o objetivo do trabalho - Concurso LUBI BD, bem como a importância desta temática numa Eco - Escola. Numa segunda fase, os diretores de turma sensibilizaram os alunos das suas direções de turma.

2ª Etapa: INSCRIÇÃO – os alunos interessados, inscreveram-se junto do respetivo diretor de turma, que por sua vez, entregou a respetiva inscrição ao professor responsável pelo Concurso. De referir, que surgiram apenas três alunos interessados em participar. Dois dos quais, pertencentes à mesma turma, e um, a outra turma diferente.

3ª Etapa: ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA – uma vez que a professora de Ciências Naturais dos alunos inscritos é a mesma, esta sugeriu que formassem um grupo de trabalho. Ao que os alunos aderiram com prontidão, embora de turma diferentes. Assim sendo, dois dos alunos elaboraram a história, que apresentavam à professora responsável, à medida que ia evoluindo.

4ª Etapa: ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA – seguidamente, o outro aluno do grupo, ilustrou a história, com o apoio dos outros dois colegas de grupo.

5ª Etapa: CONCRETIZAÇÃO DA BANDA DESENHADA- a concretização foi feita pelos três alunos, com o apoio da professora responsável.

Caracterização das Personagens:

Lubi BD – Camião cisterna amarelo, corajoso e preocupado com o ambiente; Pasteur – Camião cisterna vermelho, destemido, amigo de ajudar e amigo do Lubi; Pinto – Camião despreocupado, um pouco ignorante no que diz respeito a questões ambientais. Pouco Ecológico!; Rocha - Grua amarela que trabalha numa fábrica; Polo – Torre situada perto da Rua do Labirinto; Maravilha – É uma menina que trabalha numa fábrica, e que se preocupa com a educação ambiental. Fazendo questão de elucidar, sempre que necessário.

Escola: Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

Alunos: Miguel Oliveira, nº13 – 8ºD; Iara Stewart, nº7- 8ºE e Oliver Carneiro, 14- 8ºE.

Professora Responsável: Carla Silvana Nunes Gouveia Santos

 

 

Castro Daire, 7 de junho de 2013

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):