Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Um dia de Lubi

Centro Educativo da Bela Vista (Lisboa)

Autores (alunos):
Alunos do curso EFA-B3 de empregado de Mesa e Cozinha1

Memória descritiva:

LubiBD

Memória Descritiva

 

Titulo: Um dia de Lubi

Nomes: por motivos institucionais não podemos revelar os nomes, assim identificamos os principais alunos envolvidos por iniciais, R.G.; F.C.; K.P.; R.C. O professor responsável Pedro Carvalheira

Objetivo e finalidade do projeto: Realizar uma banda desenhada que respeitasse as regras do concurso e que salientasse o perigo, o correto manuseamento e os diversos pontos de recolha de óleos lubrificantes.

Localização: Lisboa

Alunos: Alunos da Curso EFA de Empregados de Mesa e de Cozinha1.

Descrição da atividade: Os alunos começaram por criar os personagens: o Lubi;

o Sr. António - mecânico que trabalha diretamente com os oleos lubrificantes e conhece os perigos;

o Mário que não conhece os perigos e que pensa que 1 litro de oleo contamina 1 litro de agua, desconhecendo a gravidade, acaba por poluir um lago;

a Sra. Ana que é a pessoa responsável pelos jovens que realizam uma festa ao encontrar o local limpo. 

Através de escrita criativa foi elaborado um guião da história, os diálogos e ao mesmo tempo um esboço dos diferentes desenhos. Foram ainda preparadas e adaptadas as pranchas.

Digitalizaram-se os esboços dos desenhos e foram colocados nas respectivas prachas. Colocaram-se os balões com o texto nas vinhetas, foram redefinidos os desenhos nas pranchas e pintados. Por fim realizou-se o contorno fino dos pormenores e digitalizou-se a banda desenhada.

Fases e calendarização: O projeto teve início em Abril com a criação dos personagens, da história, do esboço dos desenhos e pensadas as pranchas, em Maio foi-se adaptando a história, criado os diálogos, elaborados as pranchas e realizada a banda desenhada.

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):