Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Grande pequeno mar

Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)

Autores (alunos):
Tetyana Chervonovska e Anna Maksymiv

Memória descritiva:

A banda desenhada pretendeu sensibilizar para a conservação dos oceanos. A escolha do mar deve-se à biodiversidade nele existente e à multiplicidade de espécies muitas das quais desconhecidas da maior parte das pessoas. O mar é muitas vezes maltratado o que provoca consequências graves.

Para criar as personagens pensamos nos animais. Criamos duas crianças que se preocupavam com a floresta e a local onde vivam mas não faziam o mesmo em relação ao mar. No final da história as crianças perceberam com a ajuda dos adultos que cuidar do mar também é necessário.

Como título para esta BD escolhemos “Grande pequeno mar” pois embora este seja muito grande não é grande suficiente para que os óleos derramados desapareçam. Desta forma o fundo do mar, os continentes e ilhas podem ficar poluídos.

A técnica usada na criação desta BD consistiu em estruturar a história e os personagens, desenhar com caneta e depois pintar com lápis de cor.

 

NOTA:

Face a doença súbita do professor acompanhante as alunas de origem ucraniana não poderam contar com apoio do mesmo, no entanto decidiram levar o projeto até o fim.

Submetemos a BD em duas línguas (por sugestão das alunas), razão pela qual os diálogos/balões estão a lápis, dificultando a leitura.