Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Lubizastre

Escola EBI/JI de Gavião (Gavião)

Autores (alunos):
Cristiana Margarida Fernandes Carias, Jéssica Sofia Freitas Matos, Rui Jorge Marques Costa

Memória descritiva:

Professor responsável: Dina Faustino

 

Com o mote “…porque o óleo tem mais vidas” sensibilizou-se a turma do 8º B da Escola Básica de Gavião para a importância da recolha, armazenamento e valorização dos óleos lubrificantes usados e, consequente adesão ao concurso LUBI BD.

O desafio foi aceite e surgiu um grupo de alunos interessados que, imediatamente começaram a pesquisar, a recolher e selecionar informação, a consultar o site do ECOLUBI e a jogar o “Mundo do Lubi”, sempre com a orientação e supervisão da diretora de turma.

Quando se apropriaram de toda a informação pretendida, passaram a aprender como elaborar a banda desenhada e a decidir que técnicas e materiais utilizar.

Assim, optaram pela escolha de 4 pranchas A3 dobrado com utilização frente e verso e os materiais escolhidos foram os lápis de cor e canetas de feltro para os contornos, pois correspondia ao efeito visual que pretendiam.

Seguidamente começaram a trabalhar as personagens fazendo a sua caracterização. Caracterização das personagens:

  • Ti Xico – empregado responsável pela LUBI BOMBA, onde o Libi faz a recolha semanal dos óleos lubrificantes.
  • Cristiana e Jéssica – duas amigas adolescentes, ambientalistas, que frequentam o Clube do Ambiente da sua escola. Defensoras do meio ambiente e adeptas da reciclagem, envolvem-se, constantemente, em ações de proteção ambiental. Funcionam como um polo dinamizador da vila onde vivem,  em questões ambientais.

 

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):

  • A Cristiana é uma das personagens principais, tem 14 anos é uma defensora ativa do meio ambiente, pois gosta de ajudar a limpar a vila. Incentiva as pessoas a reciclar e está inserida no Clube do Ambiente da sua escola. Tem cabelos compridos, ondulados, castanhos. É alta e adora desportos e desafios. O seu hobby é tocar guitarra para animar a sua vila. E é a melhor amiga da Jéssica. A Jéssica é a outra personagem principal, tem 13 anos e tal como a Cristiana, também frequenta o Clube do Ambiente da sua escola. Preocupa-se bastante com as atitudes despreocupadas do Homem, bem como a destruição da Natureza, por isso dinamiza, juntamente com Cristiana (a sua melhor amiga), ações de sensibilização e proteção ambiental. Tem cabelos castanhos, médios e encaracolados. É aventureira e tal como a sua amiga gosta de desafios. O seu hobby é andar de bicicleta. "Ti Xico" é o empregado responsável pela LUBI BOMBA, onde o Lubi faz a recolha semanal dos óleos lubrificantes. Tem 50 anos e poucas habilitações literárias. É muito conhecido naquela vila, pois foi lá que cresceu e viveu até hoje, conhecido por “Ti Xico”. Preocupa-se também com a preservação do Planeta, considerando que devemos ser todos nós a protegê-lo, por isso faz questão de contribuir, nomeadamente, com a entrega dos óleos lubrificantes.