Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Lubi e o seu dia-a-dia

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Fundão (Fundão)

Autores (alunos):
Manuel Afonso e Onur Mehmed (8º ano)

Memória descritiva:

A banda desenhada " LUbi e o seu dia-a-dia", foi o título escolhido pelos alunos Manuel e Onur do 8º ano no agrupamento de escolas do Fundão, no âmbito da disciplina Educação Visual, no decorrer da unidade animação pela docente Ana Inês Pombo (600) .

A proposta para este projeto foi lançada no Agrupamento de Escolas do Fundão, pela coordenadora Gabriela Cruz (Eco escolas), o momento foi oportuno, pois iria iniciar uma nova unidade relacionada com a proposta que teve inicio no dia 1 de Fevereiro de 2013 e ficou concluída no dia 8 de Março, com algumas interrupções devido a outras atividades na escola. 

 

A turma à qual se apresentou a proposta, é uma turma integrada no projeto EMA, portanto, a grande maioria são alunos têm dificuldades na aprendizagem. A tarefa de levar a bom porto foi desafiante, pois a disciplina de Educação Visual apenas tem 1 bloco semanal de 90 min, e para o cumprimento e desenvolvimento desta unidade associada ao projeto da banda desenhada, apenas pude contar com 4 blocos de 90minutos.

A finalidade desta atividade foi pertinente pois, possibilitou associar a linguagem visual à reciclagem, através do meio da B.D.. Os alunos no início desta atividade tinham poucos conhecimentos como é de referir, poucos sabiam o que é a B.D., e de que forma funciona na recriação do movimento através da linguagem cinematográfica, e como poderiam eles contar a sua história.

A estrutura desta atividade estabeleceu-se pela organização de grupos de 2 e 3 elementos que desta forma redigiram o guião em conjunto, mas a conceção de cada prancha foi realizada individualmente.

 

A atividade foi pertinente e interessante não só os alunos poderem aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na disciplina de ciências naturais, (a docente colaborou no momento do desenvolvimento desta atividade), e a intervenção do projeto EMA, que possibilitou aos alunos ver e falarem com um desenhador de banda desenhada português João Amaral.

A motivação surgiu de forma espontânea, pela compreensão, criatividade, empenho, dedicação e em expor os conhecimentos, sobre o tema da reciclagem dos óleos lubrificantes, através da linguagem visual e escrita e pelos prémios aliciantes.

No meu ponto de vista foi uma experiência enriquecedora para mim e para os alunos, que se empenharam nos objetivos propostos ao concurso, de ligarem as tarefas da personagem LUBI, ao impacto na natureza, o que está certo e errado nos procedimentos e manuseamentos dos óleos. Através da educação visual perceberam que a linguagem visual através da estrutura da b.d., poderiam dar forma e cor à imaginação, e através dos vários tipos de planos, os signos cinéticos, as onomatopeias, os balões de diálogo, estabelecer uma forma diferente de comunicar daquelas a que estão hoje em dia habituados, como os mass media. 

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):