Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Um extraterrestre no nosso planeta!

Escola EB 2,3/S Vila Nova da Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Autores (alunos):
Diana Codeço, Manuela Araújo e Maria Cruz

Memória descritiva:

    No âmbito da disciplina de Ciências Naturais - temática "Gestão e valorização dos resíduos", foi proposto aos alunos do 8ºC, a participação no “Concurso Lubi BD”.

    Inicialmente, os alunos realizaram pesquisas sobre o tema. As pesquisas foram realizadas na internet e alguns alunos também se deslocaram a uma oficina local, onde recolheram panfletos e informações junto dos mecânicos.

    Seguidamente à pesquisa, foi realizado um debate. A partir do diálogo interativo entre os alunos e a professora, foram referidas as vantagens da entrega dos óleos lubrificantes, de forma a serem valorizados e os aspetos negativos para o ambiente e para a saúde pública, aquando do seu despejo na água ou no solo.

     A partir das ideias lançadas, os alunos realizaram em grupos as bandas desenhadas, tendo trabalhado com interesse e empenho ao longo de três semanas. Os dois trabalhos que representam a turma foram escolhidos por eles, tendo resultado um dos escolhidos: "Um extraterrestre no nosso planeta". Na história participam várias personagens secundárias, Zilin (o extraterrestre), a menina Maria, o rapaz David e o Lubi.     

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):