Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

A despoluição do ambiente

Escola EB 2,3 de Carregosa (Oliveira de Azeméis)

Autores (alunos):
Catarina Henriques e Laura Moreira

Memória descritiva:

 

Somos duas alunas do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FAJÕES (Escola Básica de Carregosa) – Oliveira de Azeméis. O nosso grupo de trabalho é constituído por: Catarina Henriques, de 13 anos e Laura Moreira, de 12 anos, da turma A do 7º ano de escolaridade. Este trabalho foi elaborado com o apoio das nossas professoras de Educação Visual, Maria João Charrinho e de Ciências Naturais, Ana Isabel Antunes.

Com esta nossa história procurámos fazer uma sensibilização para a necessidade de manter a natureza livre dos óleos lubrificantes usados, que são muito poluentes. Além disso, procurámos mostrar que cada um de nós, enquanto cidadãos, tem o dever cívico de colaborar e participar ativamente na defesa do meio ambiente.

As personagens da banda desenhada são: LUBI – camião de recolha de óleos lubrificantes usados; MARIBELA – autocarro de transporte público e nova amiga do LUBI; MARIA e LUÍS os dois amigos do LUBI que o ajudam na sensibilização da população para a necessidade de proteger a Natureza.

A nossa banda desenhada foi feita com lápis de cor e os contornos do trabalho foram feitos com caneta de ponta fina preta.

Gostámos muito de fazer este trabalho e depois da apresentação do trabalho, pelas nossas professoras, e de vermos o vídeo de apresentação da empresa SOGILUB sobre todo o processo de recolha e tratamento dos óleos lubrificantes usados, ficámos esclarecidas sobre o tema e sensibilizadas para a importância de manter a Natureza livre desta matéria poluente.

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):

  • maribela.jpg(60 B)
    MARIBELA – É um autocarro de transporte público e é a nova amiga do LUBI. Muito bem-disposta, está sempre disposta a ajudar os outros.
  • MARIA.jpg(60 B)
    MARIA – É uma jovem de 15 anos. É muito bonita, simpática, responsável e tem um grande sentido cívico. Vai ajudar o LUBI na sensibilização da população para a necessidade de proteger a Natureza.
  • LUÍS.jpg(60 B)
    LUÍS – É um jovem de 14 anos. Grande amigo da Maria e do Lubi, é um menino muito meigo e atencioso, muito preocupado com a proteção do ambiente. Vai ajudar o LUBI na sensibilização da população para a necessidade de proteger a Natureza.